IV . O PROFESSOR NA EJA

por, professor, Jeová R. Barbosa

Não basta querer ser bom educador na Educação de Jovens e Adultos – EJA, mas é de suma importância que tenha formação na área. Certamente, só assim poderá desenvolver métodos de ensinos variados que de alguma forma, venha ajudar na aplicação dos conteúdos em sala de aula. Lamentavelmente, hoje no Brasil, o assunto da formação continuada é bastante discutido por autoridades da área, devido muitos professores atuar na sala sem graduação, outros não se importam em frequentar a formação continuada e outros acham uma chatice e pretexto de dificuldades.

De nada adiantaria uma lista interminável de aplicativos, ”softwares”,conteúdos e metodologias se não se garantir a formação de professores para trabalho com essa mídia.(CARVALHO, MENDOÇÃO 2006 p176)
Entende que para obter um bom aproveitamento tanto dos escritores, dos livros didáticos, como daqueles docentes que colocam em prática. É necessário que recebam e participem de formação, que de nada adiantam bons livros didáticos, e bastantes atividades a serem produzidas, se não existir preparo para os educadores.
Portanto, a formação tem por objetivo orientá-los em novos métodos e metodologia que venham  ser trabalhada da melhor forma na sala de aula, no intuito de fazer com que os adultos venham  despertar o interesse da aprendizagem; e com isso possam aprender sem que percebam, vendo a importância da formação continuada e levar para a sala de aula recursos didáticos no sentido de propiciar aos alunos um clima descontraído para uma ótima aprendizagem.
Certamente, a formação de professor para atender essa população tem que ser muito ampla devido estar preparando educadores para o convívio no mundo das novas tecnologias. Portanto, é importante que saiba trabalhar com esses materiais, por ex: TV, computador e o que venha  facilitar a aprendizagem de jovens e adultos; é a formação continuada que orienta, que deve trabalhar ações do  dia  a   dia   do  aluno.  
A Secretaria de Educação apoia muito a educação de jovens e adultos e os programas criados pelo o governo com o objetivo de dar fim ao analfabetismo no Brasil. Procurando o maximo possível capacitar todos os professores e estar incentivando e mostrando o valor que há na formação de quem deseja ser excelente educador, visando nos seus educando  um ótimo desenvolvimento no aprender.
O objetivo da formação do professor é ensiná-lo a pesquisar no sentido de poder acompanhar as mudanças que ocorrem continuamente e venha de alguma forma, motivar seus alunos a procederem da mesma maneira..

A sala de aula interativa seria o ambiente em que o professor interrompe a  tradição do falar /ditar,deixando de identificar-se como o contador de história,adotar uma postura semelhante a do”designer” de “software” interativo. Ele constrói um conjunto de território a ser explorado pelos alunos e disponibiliza co-autoria e multiplica conexões, permitindo que os alunos também façam por si mesmos. (...) o aluno por sua vez, passa de espectador passivo  a autor, situado num jogo de preferência,de opções,de desejo ,de amores ,de ódio e de estratégias,podendo ser emissor e receptor no processo de intercompreensão  à educação. Pode deixar de ser um produto para se tornar  processo de troca de ações que cria conhecimento e não apenas os produz”  (SILVA apud CARVALHO e MENDOÇA, 2002, p.23)
  
Percebe-se que a formação do educador surge para ajudar na orientação de como fazer para interromper o ensino tradicional na sala de aula; tendo um professor não absoluto, mas um indivíduo que está ali para ensinar conhecimentos, aprender com seus alunos, explorá-los nas suas próprias experiências já vividas, valorizar e saber aproveitar as historias contadas por eles,  deixá-los mais à vontade e assegurar-lhes o  direito de se expressarem através da escrita e do desenho etc.
As diretrizes curriculares ressaltam muito sobre a formação de professores, porque acha um número alto de jovens e adultos com pouca escolaridade no Brasil; e isto muito preocupa a educação; por isso, dá oportunidade especial aos programas que venham  atender e incentivar esta área de atuação, pode-se observar no Brasil essa  carência de formação de educadores na   educação da EJA, mas há uma luta para superar tal necessidade.
Pensando nisso que se criou a diretriz curricular da EJA, onde está a fonte de orientação para professores que desejam fazer a diferença, dedicando-se nessa modalidade de ensino. A formação ajuda muito na preparação de um bom profissional, mas é realmente a prática e as experiências vívidas que faz a diferença na vida do docente.
Conclui – se que vale a pena a formação continuada para quem deseja ser excelente educador.  A única maneira de acontecerem às mudanças, e surgirem novos conhecimentos e conviver com o mundo das inovações imediatas seria pelo caminho do conhecimento. Este tende a acompanhar as mudanças tecnológicas, econômica, política, democrática da aprendizagem, colocando o futuro profissional abalizado, portanto, preparado para os desafios encontrados na instauração de uma escola igual para todos.



BIBLIOGRAFIA


BENJAMIM P. G, DUARTE Newton MASSADAR Cristiana, MASAGÃO Vera Ribeiro, Ed. 2°, editora Vozes Em edição com nova pesquisa, Assessoramento e avaliação em educação 1988, 15p


CURY, A. Pais brilhantes e Professores fascinantes. Ed. Sextante, Rio de Janeiro 1958. 70p. Rio de Janeiro: Sextante, 2008(Auto-estima inclui bibliografia ISBN 978857542-446-9 

DURANTE, M. Alfabetização de Adultos: leitura e produção de textos. Porto Alegre: artmed, 1998. 35p

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, WWW.youtube.com – acessado em 20/05/2010.