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por, Professor, Jeová R.Barbosa
Os jovens e adultos procuram muito o conhecimento e seus valores na escola, devido ser desvalorizado em tudo o que fazem, e tendo buscado novas chances no mundo do mercado, no intuito de olhar o mundo de maneira deferente.
Para o mercado, o indivíduo deve estar melhor nos estudos e nas atividades que exerce. Terá mais chance de ser aprovado no processo seletivo. Às vezes, na hora de uma seleção para um cargo público, é contado por número de certificados formais e por meio de outros documentos, sendo este o motivo que adolescentes e adultos se preocupam em estar atrás de uma escolaridade de qualidade que o possa levar para um trabalho melhor.
Assim sendo, é com este objetivo que os trabalhadores analfabetos ingressam nesses programas de escolaridade, no sentido de que possa um dia estar realizando seus sonhos. É necessário ter um certificado em mãos, aquisição de um potencial maior de aprender, ler e escrever e ser reconhecido na sociedade como cidadão capaz de conquistar o próprio trabalho com seus méritos e estar brigando e preenchendo uma vaga nos concursos públicos em melhores cargos, e tendo oportunidade de estar ingressando mais nos estudos, até mesmo num ensino superior, em busca de novas experiências e qualificação no ensino/aprendizagem.
Outra forte razão para a procura de programa de ampliação de escolaridade é a busca do conhecimento social e da afirmação da auto-estima. O conhecimento escolar, independentemente de sua aplicabilidade, é um valor, de modo que dominá-lo é uma forma de se sentir (ou estar) incluído na sociedade. (MEC/SEC. EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL 2002 p93)
Assim, deve a sociedade dar oportunidades de trabalhos para os jovens e adultos, que se sentem incluídos no mercado e com muito êxito valorizar os estudos, a auto estima ficando mais alto e sendo reconhecido no meio social.
Por isso, os programas de ajuda das escolas são muito importantes no sentido de estar incentivando os adolescentes e adultos a estudarem para obter olhar clinico, e também os trabalhadores buscarem mais a independência através de incentivo dos educadores e necessidades dos alunos; em alguns casos a vergonha que sentem dos filhos estarem sabendo mais do que os pais. Já em ocasião de voltar novamente à escola depois dos 50 anos, muita vezes é pela necessidade e a vontade de cumprir aquilo que não pode fazer no passado; que é a de aprender ler e escrever sem depender de ninguém para ajudar nas horas que é preciso, outras vezes é pela busca do reconhecimento na sociedade e também tendo a escola como diversão para se distrair.
Ao optar pelo curso da EJA, o aluno amplia a possibilidade de escolaridade mais ampla e socializada. O educando tem que se sentir que é um ambiente de convivência dele sendo agradável, e onde oferecem atividades saudáveis, e onde encontra seus amigos, tendo as mesmas idades e o mesmo nível de escolaridade, e todos os alunos se sentem bem devido estarem na mesma luta, por uma vida de qualidade.
Quando não há esse processo gratificante entre os alunos da EJA, não haverá uma socialização, dentro e fora da escola; fica difícil a aprendizagem, é onde começa haver evasão, abandono de vez da escola, devido os alunos se sentirem incapazes, de levar cursos a frente.
Portanto, é papel de todos os educadores incentivarem, irem atrás dos adolescentes e adultos, explicarem a importância de estar estudando, porque o mundo globalizado cobra de todos os indivíduos que devem estar sempre estudando para novas descobertas, e assim não ficarem acomodados no que já têm conhecimento. Devemos obter trabalhadores modernos, que são capazes de tomar suas decisões e ser autônomos e formadores de novas ideias.
A educação mostra que o mercado é competitivo, e por isso os trabalhadores têm que mostrar e desenvolver as capacidades que os rodeiam, porque sabe que o mundo moderno está cada dia mais competitivo, mais difícil a entrada no mercado, é onde mostra que oferta de emprego é para aqueles excelentes e não para os bons. Mostra que só será álgüem na vida a pessoa que busca mais conhecimento, manter-se informado. É por este motivo que têm de valorizar cada momento na escola, pois é onde constrói conhecimento e novas experiências.
Sabe-se que a escolaridade não garante emprego bom para ninguém, mas o que leva a ter um ótimo trabalho é sua capacidade e o desenvolvimento no fazer, mas também pense, se com estudo é difícil um emprego, imagina sem escolaridade como será? Com certeza muito mais complicado.
Refletindo sobre isto, a questão é que a educação pretende uma ampliação a todos os trabalhadores adultos dando-lhes novos passos para a liberdade de estar participando de grupos sociais e de estar incluindo na sociedade e mostrando que também é capaz.
Acredita-se que para estar educando adultos para a vida é preciso incluir no seu ensino dinâmico que esteja inserido no trabalho deles, criar projetos que envolvem os alunos na criatividade e assim possa estar conhecendo cada indivíduo e resgatando esses adultos para uma nova cidadania, fazendo com que eles percebam que são trabalhadores democráticos e obtêm o conhecimento da aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
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FREIRE, P. Pedagogia do oprimido/ Ed.17ª Rio de janeiro, paz e terra, 1987 p.25
GADOTTI, M.; ROMÃO, José Eutáquio (Orgs). Educação de Jovens e Adultos: teoria pratica e proposta. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2005 p. 19, 357.